sexta-feira, 17 de julho de 2009

Prêmio Estadual 2008 - Parte II

Encaminhei uma carta a SEEC com seis cópias, pedindo que as enviassem a Comissão Julgadora. Porém o jurídico não as encaminhou... O sr. Aloísio Douglas Miecznikowski respondeu dizendo que estavam cientes de que os apontamentos foram ofensivos e me causaram danos de natureza moral, e que eu poderei buscar a devida reparação por vias próprias. Também fez um comentário: "É lamentável que a autora do projeto tenha se sentido aviltada, mas quando um criador torna pública sua criação, deve estar ciente que está sujeita a crítica, a incompreensão, a censura." Foi nesse momento que tomei ciência de que havia tornado minha criação pública, ou seja: Todos e/ou qualquer um tem acesso a ela! Eu que pensava que apenas a Comissão Julgadora, que é composta, ou deveria ser, por pessoas com notório conhecimento na área, é que teriam acesso a ela. Pensava também que a SEEC tivesse o cuidado de proteger a propriedade intelectual das pessoas que se inscrevem para esse concurso. Tenho certeza que muitos não gostariam de ter seus projetos lidos por outros... Já que é público, pedi para ler vários projetos(você também pode pedir para ler os projetos que quiser), "vencedores" e não vencedores... Pedi também para ler os projetos "vencedores" do concurso anterior... E li. Já estive três vezes na SEEC lendo projetos... Por isso me surpreendi quando recebi um e-mail onde a produção de um dos filmes “vencedores” estava atrás de figurantes que quisessem trabalhar de graça. Eu havia visto orçamento para figurantes! Mais tarde o produtor entrou em contato comigo dizendo que o que estava orçado era para uma figuração específica. Na realidade eles precisavam de exatos 1.336 figurantes... Ser profissional não é só pagar cachê, é ser honesto com o projeto,com as pessoas. É não agir de má fé, é dar estrutura para as pessoas trabalharem... Se não foi orçado cachê para essas pessoas, também não foi orçado alimentação, pois no projeto está duas refeições para 45 pessoas 37 dias. Como vão alimentar esses exatos 1.336 figurantes? _ Não vão alimentar!! Conheço um rapaz que foi trabalhar de graça fazendo figuração para eles. Chegou às 9h00(como foi solicitado)embora a equipe só tenha chego as 10h30 e foi embora às 15h30(haviam dito que a filmagem terminaria as 11h00). O lanche: 1 garrafa de café, 1 garrafa de chá e um pratinho com bolachas, claro que ele nem conseguiu chegar perto da “comida” e ela já havia acabado...

Novamente recebo e-mail sobre produção de outro filme “vencedor” desse prêmio. Agora estão atrás de atores. Cachê: Duas diárias de C$ 35,00. É para elenco de apoio. Mais uma vez me surpreendo! Eu li o projeto, cheguei a anotar algumas coisas em meu caderno. O orçamento para elenco de apoio é C$350,00. Sim, esse é um caso para a Procuradoria do Estado, com certeza aqui está apenas a pontinha do Iceberg...
É conveniente ter alunos da ESCOLA SUPERIOR SUL AMERICANA DE CINEMA E TV DO PARANÁ ganhando esse prêmio, como também é conveniente ter a coordenadora dessa mesma escola fazendo parte da Comissão Julgadora...

Nenhum comentário:

Postar um comentário