quinta-feira, 23 de julho de 2009

Qual é o objetivo do Prêmio Estadual de Cinema e Vídeo do Paraná?

Segundo a lei 14.279 Publicado no Diário Oficial nº 6666 de 11/02/2004 O objetivo é: Fomentar a produção cultural de cinema e vídeo no Estado do Paraná.

Fomentar = promover o progresso.

Penso eu que esse fomentar significa além de gerar produto (filmes), seja também promover o progresso profissional, ou seja: trabalho remunerado para profissionais da área. Fomentar a atividade cinematográfica através de circulação monetária, com contratação de profissionais, aluguel de equipamentos, estúdios... Manter a produção em movimento. Difundir e ampliar a cultura do país. Os valores dos prêmios não são para super produções, são para produções de baixo orçamento. Filmes simples, com diálogos bem escritos, documentários relevantes, produções criativas... Por isso não me conformo quando fico sabendo que “vencedores” do tal prêmio não conseguirão fazer o filme com o valor do prêmio. Como uma comissão com pessoas de NOTÓRIO CONHECIMENTO NA ÁREA não percebeu que tal projeto não poderia ser realizado com o valor do prêmio? Notório conhecimento na área deve ser mais que conhecimento catedrático! Ao indagar sobre a falta de lançamento de alguns “vencedores” fui informada que para o prêmio de 2004 não existia essa obrigatoriedade. Nesse caso, acho um disparate usar dinheiro público, ou seja: do contribuinte, para “fomentar” a tal produção cinematográfica! Afinal uma ação cultural só se completa quando ela pode ser acessada pelo público!

Agora existe certa obrigatoriedade, está no item sete do regulamento de 2008:

7.17 As empresas premiadas deverão promover uma sessão de exibição do filme, no Estado do Paraná, destinada à imprensa, autoridades do poder público estadual e demais convidados da produtora, em até 3 (três) meses após a expedição, pela SEEC, do Termo de Recebimento Definitivo de Obra Audiovisual.

Mas que raios de obrigatoriedade é essa??? Destinada à imprensa, autoridades do poder público estadual e demais convidados da produtora ???

De que adianta um prêmio para realização de filmes se a população não puder usufruir?

Em matéria publicada no Agência Estadual de Notícias, em 14/06/2006, temos a informação: A distribuição dos filmes para a apreciação do público é de responsabilidade dos vencedores. O objetivo do Prêmio é incentivar a produção cultural de cinema e vídeo no Estado do Paraná. Ao premiar em dinheiro os produtores paranaenses selecionados, a meta do Prêmio é atingida, pois uma das maiores dificuldades na produção audiovisual está justamente no financiamento da obra.

Quem realmente trabalha com cinema sabe que o financiamento é uma das dificuldades, todavia a maior dificuldade mesmo é a distribuição! Porque o próprio governo não usa a TV pública para divulgar e dar acesso ao público? Poderia haver um contrato com todas as TVs públicas do país... A TV pública local poderia passar em diferentes horários para que assim muitos pudessem assistir, afinal a programação local está bastante deficitária. Eu, que quase não vejo televisão, em minhas “zapiadas” pelos canais sempre que passo pela TVE só vejo o nosso governador a falar e falar e falar... Poderiam também fazer um “casamento” com a Prefeitura e colocar os filmes nos cinemas da Fundação Cultural.E por que não, distribuir na rede pública de educação? Isso, depois que a produtora fizesse a distribuição da melhor maneira que conseguisse.

No site do SIAPAR encontrei: “Como exemplo de grande vitória do SIAPAR, elencamos o Edital de Incentivo ao Cinema do Estado do Paraná. Uma vitória histórica alcançada ao lado de entidades parceiras como a AVEC”.

Esse povo está sempre brigando por dinheiro, nunca por qualidade, ética, comprometimento... ganhadores de prêmios manipulados! Será que algum dia isso vai mudar?

4 comentários:

  1. dificil ,né eloah?
    as coisas vão sendo feitas como se bem entende, pq dificilmente alguém vai se dispor a fazer o que você está fazendo, essa espécie de auditoria espontânea e indignada... força aí nessa boca no trombone...]
    abração

    ResponderExcluir
  2. OI Eloah, que bom ver que vc esta aqui nesse mundo para fazer acontecer a ética que muitas vezes as pessoas esquecem.
    eu te admiro.

    ResponderExcluir
  3. boa noite....
    que bom ver vc na luta....
    uma guerreira....
    fico tão feliz....vendo vc bem...

    bjus...valew valew

    ResponderExcluir
  4. é tudo ladrão incompetente pra fazer cinema e pra roubar minha linda!!! A grande maioria é ladrão de sem caráter mesmo!!! tudo ignorante e sem conteúdo como ser humano, como querem ser cineastas?
    Só tem uma coisa a dizer, tudo ladraõ, sabe pq ? todo dia remexo na "história" do dito "cinema paranaense" e fiquei sabendo de cada coisa que até o capeta duvidaria!!!
    mas to do teu lado e vc sabe viu?
    bjãoooooooooooooooooo

    ResponderExcluir